Caldas da Rainha

IV Jornadas de Empreendedorismo Turístico

Decorreu no dia 25 de fevereiro no auditório do Conservatório de Musica de Coimbra as IV Jornadas de Empreendedorismo Turístico promovidas pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, evento e concurso relacionado com o desenvolvimento de ideias de negócio.

Participaram nestas jornadas dois projetos desenvolvidos por alunos do 2º ano do Curso Profissional Técnico de Contabilidade, designados "Lagoa Azul" e "YGM- You Got Mail".

O projeto "Lagoa Azul – Parque de diversões aquático" desenvolvido pelas alunas Beatriz Sousa e Tamára Mendes está relacionado com um parque de diversões aquático situado na lagoa de Óbidos. Todas as atividades são de caráter não poluente e dirigidas especialmente a jovens, crianças e suas famílias. Um parque que usa o património natural da Lagoa de Óbidos sem afetar a sua biodiversidade, ao mesmo tempo que promove o turismo criando uma infraestrutura inovadora na região. Algumas das atividades a implementar no âmbito do projeto são: Gaivota; Paddle surf; Canoagem; Bola Zorb; Insufláveis (diversos).

O projeto "YGM- You Got Mail" desenvolvido pelos alunos David Caixeirinho, Andreia Rosa, João Alberto, Tatiana Santo está relacionado com o desenvolvimento de uma caixa de correio "inteligente", alimentada por painel fotovoltaico e módulo GSM que permite informar o utilizador da existência de correio. Este produto inovador aplicável em meios rurais e urbanos, combina as novas tecnologias com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

A atividade teve também como objetivos, o estimular os alunos para a importância da temática do empreendedorismo e no desenvolvimento de ideias de negócio, o estimular o hábito de participação na implementação de ações e projetos de empreendedorismo e ainda o fortalecer o trabalho escolar em rede a nível nacional contribuindo para a criação de parcerias e sinergias locais.