Caldas da Rainha

Programa Leonardo Da Vinci

Projeto: "Trilhos Europeus"

Parabéns aos alunos selecionados para participar na 1ª mobilidade do Projeto “Trilhos Europeus”, financiado pelo Programa Leonardo Da Vinci/ Mobilidade de Pessoas Para Formação Profissional Inicial.

De um total de 32 candidatos, e tendo em conta os critérios estabelecidos, foi selecionado o conjunto de 16 participantes aqui apresentados:

Curso ASC Curso TCMRPP Curso de Termalismo

Daniela Azevedo

Joana Anacleto

Juliana Martins

Mariana Pinto

Mariana Santos

Carolina Silva

Felícia Marques

Joel Sousa

Micael Nunes

Nádia Pereira

Patrícia Santos

Soraia d'Água

Cláudia Marques

Vanessa Branco

Rafaela Carvalho

Alexandre Henriques

No dia 16 de Janeiro realizou-se o 1º Workshop cultural de preparação para a mobilidade e a reunião com os Encarregados de Educação, apresentaram-se os objetivos específicos e o programa da mobilidade, esclarecendo-se algumas dúvidas sobre o projeto.

Os alunos foram sensibilizados para a temática da diversidade cultural com que se vão confrontar e para a necessidade de estarem disponíveis para todo este processo de Aprendizagem, que decerto resultará numa experiência única. Promoveu-se também a aproximação e conhecimento mútuo dos participantes.

No final foi lançado o desafio: “O que levam na Bagagem?” - Alegria, disponibilidade, motivação, empenho, criatividade, curiosidade…

No dia 13 de Fevereiro de 2012 às 15.00, na sala 4, realizou-se o 2º Workshop de preparação cultural do projeto Trilhos Europeus que contou com a presença do Dr. Ugo Rufino, adido cultural do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, que fez uma apresentação muito interessante dos principais traços culturais da Sicília, destacando um pouco da sua história, património cultural construído, língua e tradições gastronómicas.

Na segunda parte as professoras responsáveis desenvolveram uma dinâmica para permitir uma maior aproximação entre o grupo de participantes.

Por último apresentaram-se informações sobre o programa a desenvolver em Palermo, deram-se a conhecer os locais de estágio e esclareceram-se algumas dúvidas.

No final da tarde realizou-se a 2ª reunião com os pais/encarregados de educação, que basicamente consistiu em dar mais algumas informações de ordem prática sob o programa da mobilidade com destaque para os locais de estágio e informações sobre as viagens. Foram dados também alguns esclarecimentos aos pais.

Tudo correu conforme o planeado e no geral o grupo e os pais mostraram-se bastante satisfeitos.