Caldas da Rainha

Comemoração do Dia da Bandeira Eco-Escola ETEO – 12 de Junho de 2015

Decorreu no dia 12 de junho no Parque D. Carlos I a atividade comemorativa do Dia da Bandeira Verde Eco Escolas ETEO designada "Eco Picture". Estiveram envolvidos na atividade os alunos do primeiro ano dos Cursos Profissionais de Técnico de Contabilidade e Técnico de Multimédia acompanhados dos professores e Coordenadores do projeto Eco Escolas. A atividade consistiu na identificação de aspetos negativos do ponto de vista ambiental existentes no referido espaço público, através da captação de fotografia e o desenvolvimento de propostas para a sua resolução. Foram apontados e assinalados diversos aspetos nomeadamente a existência de diversos tipos de lixo e deficiências na manutenção dos espaços verdes.

Foram sugeridas um conjunto de medidas como a dinamização de ações de voluntariado para a limpeza do parque, a colocação de um maior número de ecopontos e recipientes para a recolha de lixo com maior volume, a colocação de avisos e alertas para a boa utilização dos recipientes, entre outras. A atividade permitiu desenvolver o sentido crítico dos alunos assim como o incentivar para a tomada de atitudes do ponto de vista ambiental motivando os alunos para a preservação dos recursos, nomeadamente do local emblemático existente na cidade de Caldas da rainha como o Parque D. Carlos I.

A "Bandeira Verde", premeia o envolvimento da Escola num conjunto de iniciativas decorridas no ano letivo 2013/2014, procurando sensibilizar a comunidade escolar para a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais existentes, estimulando hábitos de participação e implementação de ações conducentes a atitudes e comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.