Estocolmo – Crónica

Estocolmo – Crónica

O meu local de estágio chama se Barnens Montessori Akademi e localiza-se em Värtavägen 22, 115 53 Estocolmo, Suécia. Demoro no total 40 minutos de casa para o estágio e utilizo 2 linhas de metro para chegar ao meu destino.

A instituição tem no total 9 escolas diferentes sendo que todas utilizam o método “Montessori” em todas as partes do seu dia-a-dia. A minha escola tem no total 30 crianças, sendo que 16 delas são da turma onde passo a maior parte do meu tempo e estes têm dos 4 aos 6 anos.

A minha monitora chama-se Katarina Buijsen e tenho uma relação boa com ela. Está disposta a ajudar-me a resolver ou a explicar qualquer dúvida que tenha.

O método Montessori é o resultado de pesquisas científicas desenvolvidas pela médica e pedagoga Maria Montessori. Tem como principais características a autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. A criança é o centro do método montessoriano e o professor acompanha-a durante todo o processo. Ele guia, aconselha, mas não dita e nem impõe o que vai ser aprendido pela criança. Cada aluno escolhe quais as atividades que quer fazer, onde e como quer fazê-las e pode desenvolvê-las sem um adulto o interromper.

Nas escolas montessorianas, as salas estão todas decoradas de maneira organizada e atraente, com muitos materiais didáticos e multi-sensoriais
Sendo assim, não realizo tarefas específicas com as crianças, mas sim, vou interagindo com elas e ajudando-as com as tarefas que escolheram. Sendo um método diferente do que é utilizado em Portugal e sendo que nem todas as crianças falam e/ou compreendem inglês, às vezes tenho dificuldades tanto a nível de comunicação com as crianças como em cumprir certos objetivos postos pelo método Montessori. Quando me encontro numa situação difícil peço ajuda às professoras da escola ou mesmo aos alunos que conseguem falar bem inglês e rapidamente me adapto e consigo resolver o problema.

Lexi Teodoro (3ª Animador Sociocultural)

Para o meu estágio fui colocada numa escola internacional, “Stockholm International School”. A escola tem cerca de 650 alunos, entre estes 60 nacionalidades diferentes. A escola localiza-se em Johannesgatan 18, 111 38 Stockholm, tendo que fazer uma viagem de 45 mim da minha casa até ao local de estágio.

No meu dia-a-dia, convivo com as crianças na sala de aula e em todas as atividades que as mesmas fazem. Tenho conseguido captar todas as suas rotinas, e neste momento já faço atividades diárias sem a professora estar presente. A professora é a minha monitora, e tem-me posto muito a vontade para fazer todo o tipo de atividades que queira desenvolve. As atividades que desenvolvi até agora têm corrido muito bem.

Concluindo, tenho estado gostar imenso do meu estágio e vou continuar a dar o meu melhor. 

Jéssica Alves (3ª Animador Sociocultural)

Um pouco sobre o nosso local de estágio:

É localizado na cidade de Djursholm, mais especificamente em Danderydsvagen 6 182 68 Djursholm.

A escola em si tem um pátio com imensas áreas de diversão para as crianças, mas ao redor da escola existe um enorme campo de futebol. Se andarmos mais um pouco ao fazer o chamado ‘’outing’’ com as crianças e os educadores podemos ir até outros parques ou até mesmo passear pelas florestas.

A futuraskolan internacional são escolas com crianças não só suecas, mas também de outros países, portanto a língua mais usada é o inglês e a segunda mais usada o sueco, sendo que também há educadores que sabem falar outras línguas. Há três turmas, os Tulips – crianças de 1 a 2 anos e meio, os Lilies – crianças de 3 anos e os Sunflowers – crianças de 4 a 5 anos.

Sempre que há atividades pedagógicas são sempre realizadas na língua inglesa ou sueca.

O objetivo desta pré escola é estimular a aprendizagem enquanto pequenos, pois há crianças de 1 ano a 5 e, também, ajudá-los a serem autónomos. As formas de documentação pedagógica é através de vídeos ou fotos do que as crianças estão a fazer na altura que é documentado, para no fim ser feito um vídeo da semana e ir mostrando aos pais a evolução dos seus filhos.
Também há um objetivo fundamental que é certificarmo-nos sempre que as crianças se sentem seguras e alegres e que criem laços de amizade não só com os educadores ou auxiliares, mas também com os seus colegas de turma.
As nossas tarefas são garantir a segurança das crianças, garantir que se sentem bem, ajudar nos cuidados de higiene, auxiliar na alimentação total ou parcial e a vestir e despir as suas roupas de rua.
A nossa orientadora de estágio é a Stephanie Rodriguez.
Por fim, a pré escola possui salas de arte, teatro, ginásio, construção, pintura, etc, dois fraldários, um refeitório, uma cozinha, um vestiário, um grande pátio e excelentes funcionários que nos recebem todos os dias com um sorriso.

Maria Marques e Sónia Santo (3º Técnico Auxiliar de Saúde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *